domingo, 26 de setembro de 2010

Dicas - Data e horário para casamentos

Programando seu casamento: Data e horário

       Um dos primeiros detalhes a ser escolhido no planejamento do seu casamento deve ser a data e o horário em que será realizado. Muitos detalhes devem ser levados em conta para que não ocorra nenhuma “surpresa” desagradável.
Seja qual for seu sonho... um belo dia de céu azul, um agradável entardecer ou uma noite estrelada, para que o dia do casamento seja perfeito fica a sugestão para que se evite casar em época de frio e com riscos de chuvas.
     Para você que sempre sonhou com um casamento ao ar livre uma data mal pensada pode se tornar o maior pesadelo do casamento ao ar livre: tempo ruim! Os meses ideais para este tipo de casamento são os meses da primavera e verão, entre setembro e fevereiro.

Lembrando os meses de janeiro e fevereiro são meses de chuvas!

        O horário de um casamento pode influenciar em tudo que o cerca, seja no cardápio, nas roupas dos convidados, no vestido da noiva, na decoração da Igreja, da festa, o local da cerimônia.
     O buquê também deve ser escolhido conforme o horário e o local da cerimônia. A escolha deste acessório é importantíssima e não deve ser deixada para última hora. “O buquê deve estar em harmonia com o vestido e deve acompanhar o estilo da cerimônia. Por exemplo, flores do campo nunca para casamentos à noite, nem rosas vermelhas para casamentos pela manhã”, ressalta Ingrid.


Dicas para Casamento diurno
        
      O casamento pela manhã é informal, portanto não exige muito luxo. A não ser que todos seus convidados sejam empresários ou profissionais liberais, dê preferência aos finais de semana, assim ninguém precisa "arriscar o emprego" para ir ao seu casamento... portanto é aconselhável que um casamento nesse horário ocorra de final de semana.
        Quanto ao cardápio, o ideal é oferecer um café da manhã, ou um brunch .
       Os trajes, devem ser evitados: tecidos pesados, com muito bordado, assim como o uso de brilho. Prefira vestidos. Não há necessidade do uso de longo e a noiva mesmo pode casar com vestido um pouco abaixo do joelho ou longuete, e se quiser até mesmo com sapatilha, o que é extremamente adequado ao campo. O véu deve ser curto, mantilha de renda, chapéu de aba curta em organza ou palha branca, grinalda ou arranjo de flores naturais ou em tecido na cabeça, e o cabelo solto se assim o desejar.
    
       As mulheres devem ser discretas no uso de acessórios e a maquiagem tem que ser leve e suave, para evitar o calor e suor, que causam estragos; além de ficar muito carregada. Se o evento for ao ar livre pode-se usar chapéu, mas somente em cerimônias muito requintadas, caso contrário, evite usá-lo; se uso do chapéu for decidido, há necessidade de combinar modelos como tamanho e largura de aba,  para que não fiquem muito diferentes e destoantes.
         As luvas devem ser curtas, no estilo da roupa e os sapatos de pelica forrados ou sandálias de salto alto
Para decoração faça opção de cores mais leves, deve ser evitado rosas vermelhas pela manha É recomendado que seja em algum lugar ao ar livre como sítios ou chácaras, por isso é importante pesquisar a previsão do tempo para que não haja imprevistos.
O buquê deve ser pequeno de flores naturais e fitas de cetim. Evite cascatas de flores ou as mesmas usadas na decoração.


Dicas para casamento à tarde

         Uma cerimônia no período da tarde, até as 18hs, deve tomar as mesmas precauções do casamento pela manhã, esse horário também sugere como sendo um casamento mais informal e pode ser realizado ao ar livre, portanto também não esqueça de olhar a previsão do tempo, em horário de verão deve-se tomar cuidado com o sol muito forte do período da tarde. 
         A noiva pode usar um vestido com toques de brilho ou tecido brilhante como o tafetá, cetim, seda pura, organza, crepe, organdi, organza, musselinas, algodão estampado ou veludo (inverno) e bordados sem exagero tendo o comprimento longo ou semilongo, com cauda de no máximo 1,5 m da cintura até a ponta com o véu sendo curto ou longo. O buquê redondo ou em braçada, de flores naturais em tons claros, combina muito bem. Caso queiram usar luvas, devem ser curtas ou semi longas e os sapatos de pelica ou forrados no tecido. Acessórios discretos.
      O cardápio pode ser um chá com pães e frios, um coquetel, ou um coquetel seguido de salada e um prato quente, ou até um churrasco (no caso de recepção em chácara/sítio).




Dicas para um casamento noturno

        O casamento a noite pede mais requinte e sofisticação. A noite permite maquiagem mais forte, para ser bem vista, permite brilho e jóias sem cair no mau gosto. O vestido da noiva deve ser longo e se usar véu pode ser comprido, mas evite o modelo catedral ou o que arraste pelo chão, caso o casamento seja ao ar livre, pois isso não é nem um pouco recomendável no campo, opte pelo modelo que pode ser retirado depois, para ter maior liberdade na comemoração. Bordados em pedrarias, brilhos, caudas longas de até três metros e toda a ostentação permitida ao horário.
       O véu longo, mantilha, grinaldas trabalhadas, diademas, coroas e tiaras bordadas em pérolas, pedras preciosas, fios metalizados ou enfeite de flores artificiais na cabeça e o buquê, em flores nobres como orquídeas, vistoso de acordo com o estilo do vestido.
        As luvas podem ser longas com vestidos sem mangas. Curtas com os de manga três quartos ou curtas. Mangas longas dispensam luvas. Sapatos forrados ou bordados feitos no mesmo tecido ou pelica branca.
        
    
     O noivo decide entre fraque, meio fraque ou casaca, o qual se sentir mais a vontade e elegante. O traje dos padrinhos  dependerá do traje do noivo, se ele usar fraque ou meio fraque os padrinhos poderão usar terno. Se resolverem alugar, oriente para irem todos num mesmo local para que os trajes fiquem semelhantes, converse com o proprietário, pois ele pode fazer mais em conta ou ceder a roupa da daminha ou do pajem como cortesia, se todos alugarem com ele. 
      
       Quanto à roupa das madrinhas deixe-as a vontade para escolherem o modelo, se quiser dê a dica da cor, porém, o importante é saber que a noite pode haver mais brilho e xale ou echarpe são  indicados no caso de esfriar, o longo é sempre elegante e bem vindo. Se o casamento for ao ar livre, não usem sandália de salto agulha, pois na grama pode dificultar os passos, melhor optar pelo salto Anabela ou quadrado.

       Quanto ao cardápio pode ser servido um coquetel ou um jantar que pode ser informal (serviço americano - onde os próprios convidados se servem), ou formal (servido à francesa - servido por garçons).
  
Se possível, escolha uma noite de lua cheia que permitirá ainda a luz natural da lua a iluminar sua cerimônia.
Use focos de luz e velas suspensas ou em suportes para ressaltar os detalhes e a beleza do local.


Matéria publicada pelo C&Cia,


Converse com seu noivo e veja o que ambos desejam e mãos a obra!
abraço e boa semana a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário